30/11/08

Há Vida na Serra


Numa aldeia de 170 habitantes reside uma das associações mais dinâmicas da região. A cooperativa Terra Chã, nascida no seio do Rancho Folclórico de Chãos, localidade do concelho de Rio Maior, aposta em várias frentes para colocar a aldeia no mapa do desenvolvimento sustentado.

Que relação pode haver entre a criação de um rebanho comunitário e a preservação de uma espécie como a gralha de bico vermelho? A resposta, para quem não saiba, é dada pela Cooperativa Terra Chã, uma dinâmica organização sedeada em Chãos, aldeia da freguesia de Alcobertas, concelho de Rio Maior. O rebanho de cabra serrana ribatejana, outra espécie cada vez menos comum, vai permitir repor o equilíbrio ambiental em zonas da serra dos Candeeiros onde já não há pastorícia.

“Com o abandono dos campos os rebanhos deixaram de ir para a serra com regularidade. Porque têm alimento cá em baixo”, explica António Frazão, um dos dirigentes da Terra Chã. E sem predadores, a vegetação evolui, transforma-se e precipita a modificação da fauna que vive nesse ecossistema. É aí que entra o rebanho, uma espécie de fiel da balança que impede a modificação abrupta da flora e o desaparecimento da zona de espécies como a gralha de bico vermelho. “Está provado que o pastoreio é importante e tem de andar de mãos dadas com a preservação da natureza, acrescenta.
(...)Ler mais no "O MIRANTE"



Sem comentários: