01/11/08

Projecto de preservação da Gralha-de-Bico-Vermelho


Um rebanho de cabras, a instalação de um estábulo colectivo e a certificação do cabrito e do queijo da Serra dos Candeeiros podem ajudar a preservar a Gralha-de-Bico-Vermelho, ave em vias de extinção em Portugal.
A explicação está no projecto que a associação ambientalista Quercus e a Vodafone apresentaram em Chãos, freguesia de Alcobertas (Rio Maior), na parte sul da Serra dos Candeeiros, em área pertencente ao Parque Natural das Serras d'Aire e Candeeiros (PNSAC).



Para dar à Gralha-de-Bico-Vermelho, ave insectívora muito dependente de ecossistemas agro-pastoris extensivos criados pelo Homem, condições para garantir a continuidade da espécie, a Quercus elaborou o projecto no âmbito do programa "Criar bosques, conservar a biodiversidade 2008/2012".
A Vodafone abraçou a iniciativa, que tem uma duração prevista de cinco anos e um custo estimado de 150.000 euros, patrocinando-o na sua totalidade.

Além da criação de um rebanho comunitário, que inicialmente terá 50 cabras mas poderá chegar às 150, da instalação de um estábulo colectivo e de sala de ordenha e da certificação do cabrito e do queijo, o projecto prevê a intervenção em 12 algares frequentados ou com potencial de nidificação destas aves.
Para melhorar os habitats de alimentação, o projecto aposta na promoção do pastoreio de passagem, procurando na parceria com a comunidade local a garantia da sua continuidade.
Em Chãos, aldeia de 120 habitantes que não tem perdido população, existem três pastores, considerados "agentes de conservação da biodiversidade", disse.

O projecto da Quercus e da Vodafone enquadra-se no programa Business & Biodiversity, lançado pela União Europeia e que tem como principal promotor em Portugal o Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB).
O objectivo essencial deste programa é sensibilizar e envolver as empresas na problemática da biodiversidade, a par da Meta 2010, iniciativa lançada em 2004 por Governos, ONGs, empresas e outras entidades, na sequência da Cimeira Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável de 2002, de que a Quercus é parceira.
Publicado no "O Mirante"



Mais informações sobre a A Gralha-de-bico-vermelho

Sem comentários: